Cinco mil litros de gasóleo em barco
Posição e rombos no barco determinaram decisão de suspensão do reboque.
Cinco mil litros de gasóleo e 200 de óleo vão ter de ser retirados dos depósitos do ‘Avô Melro’ para evitar um possível foco de poluição na zona da Arrifana, Aljezur, onde a embarcação de pesca encalhou na madrugada da passada segunda-feira, com seis tripulantes a bordo. As operações de reboque da embarcação ‘Avô Melro’ foram suspensas ontem de manhã, por não haver condições de segurança.
A nova posição do barco junto à falésia, ao que o CM apurou, impossibilitou a colocação das cintas para prender os balões de flutuação. O rebocador esteve no local, mas não foi utilizado. "Devido à posição e aos rombos que apresenta, não existem condições de segurança para preparar a embarcação com os balões de flutuação que permitiriam que fosse posteriormente rebocada para o mar", explicou ao CM o comandante Pedro Carvalho Pinto, da Capitania do Porto de Lagos. Foram retirados do barco "todos os materiais soltos, incluindo as inúmeras redes de pesca"..
Com a suspensão das operações, que estão a ser desenvolvidas pela empresa Amora Sub, pode ter sido fechada uma das últimas janelas de oportunidade para retirar a embarcação de pesca inteira do local, uma vez que a ondulação vai subir para os cinco ou seis metros.
A prioridade agora é a "retirada do combustível dos tanques da embarcação", assume a Capitania do Porto de Lagos.
A retirada do combustível será feita com recurso a bombas de trasfega. O plano será apresentado pelo armador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt