page view

Barco encalhado espera solução

Armador terá de apresentar plano de recolha da embarcação.

06 de abril de 2016 às 09:16

O ‘Avô Melro’, o barco de pesca que na madrugada de segunda-feira naufragou a norte do Portinho da Arrifana, no concelho de Aljezur, com seis tripulantes a bordo, continuava ontem encalhado e sem danos estruturais no local para onde a ondulação o atirou, junto às rochas.Uma hora antes de ter chocado contra as rochas da Arrifana, o ‘Avô Melro’ foi visto por pescadores locais a navegar junto à costa. As causas do naufrágio estão a ser investigadas pela Polícia Marítima.

Os tripulantes, tal como o CM noticiou ontem, foram resgatados por um helicóptero EH 101 Merlin da Força Aérea. Segundo o CM apurou junto do comandante Carvalho Pinto, da Capitania do Porto de Lagos, que coordenou as operações, aguarda-se neste momento que o armador e o seguro entreguem o plano de salvamento da embarcação de cerca de 15 metros, registada em Peniche mas em atividade na Costa Vicentina. Ontem não foi efetuada nenhuma operação junto ao barco de pesca, que na maré vaza ficou encalhado em seco.

"A responsabilidade da embarcação é do armador e, além disso, o estado do mar - forte ondulação e vento - não permite nenhuma intervenção", esclareceu o comandante Carvalho Pinto. Os náufragos foram resgatados sãos e salvos. Um deles, o mestre da embarcação, é sócio do armador. Todos eles são da zona da Lourinhã. Os tripulantes foram transportados pelo meio aéreo para a base do Montijo e nenhum deles necessitou de assistência médica.

Uma hora antes de ter chocado contra as rochas da Arrifana, o ‘Avô Melro’ foi visto por pescadores locais a navegar junto à costa. As causas do naufrágio estão a ser investigadas pela Polícia Marítima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8