Comodoro português assume missão europeia em Moçambique
Recebeu o comando numa cerimónia em Maputo.
O comodoro César Pires Correia, da Marinha portuguesa, assumiu esta quarta-feira, em Maputo, o comando da Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ). Recebeu o testemunho do brigadeiro-general Luís Barroso, que liderou a missão durante o último ano.
De acordo com uma nota da missão, a cerimónia foi presidida pelo tenente-general Michiel van der Laan, diretor da União Europeia (UE), e contou com a presença de diversas entidades civis e militares, representantes diplomáticos e membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), entre outras entidades.
"O brigadeiro-general Luís Barroso no seu discurso de despedida destacou o empenho dos militares europeus e moçambicanos na construção de soluções sustentáveis e elogiou os progressos, com foco nos 16 programas de assistência realizados que envolveram mais de 500 militares das FADM. Referiu ainda o papel central das FADM no esforço contra o terrorismo. Deixou ainda uma mensagem de agradecimento ao grupo de militares que compõe o contingente, referindo que “foi e será o obreiro da nossa Missão, a quem agradeço toda a colaboração”", descreve a missão.
César Pires Correia afirmou ser "uma honra a nomeação para o Comando da EUMAM MOZ". Destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, "aprofundando a cooperação existente e promovendo uma abordagem baseada na parceria, na transferência de conhecimento e no respeito pelos direitos humanos e pelo direito humanitário internacional".
A EUMAM MOZ é uma missão não executiva da União Europeia com mandato até junho de 2026. O seu foco está no ciclo de formação operacional, manutenção e formação especializada, com o objetivo de tornar as FADM autossuficientes na resposta aos desafios de segurança interna. A missão integra atualmente militares de 11 estados membros da UE; incluindo militares dos três ramos das Forças Armadas portuguesas e ainda da GNR.
O Comodoro César Pires Correia é natural de Vila Franca de Xira. Ingressou na Marinha em 1987, tendo ao longo da sua carreira desempenhado diversos cargos no mar e em terra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt