Crianças fogem de instituição e são encontradas na estação de Pinhal Novo

Um dos menores foi encontrado sem roupa e apresentava ferimentos.

28 de agosto de 2023 às 15:54
Partilhar

Duas crianças foram encontradas, esta segunda-feira, na estação de comboios do Pinhal Novo, em Palmela, depois de terem fugido da instituição onde viviam, na Baixa da Banheira.

Os menores têm quatro e oito anos. O mais velho foi encontrado sem roupa na parte superior do corpo e apresentava ferimentos nas costas. A outra criança estava descalça. 

Pub

O alerta foi dado pela segurança da estação. As crianças foram encontradas por populares, que se encontravam no local.

De acordo com a GNR foi feito um auto da ocorrência e ainda não se sabe a origem dos ferimentos. O Ministério Público, a Segurança Social e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) já estão informados do caso.

Pub

Em comunicado, a Fundação COI explica que a fuga teve origem numa desavença entre dois irmãos, o menino de oito anos que fugiu da instituição e um de dez anos. Os dois têm ainda um terceiro irmão com seis anos e foram institucionalizados em 2018. O menino de dez ano sofre de transtorno do espectro autista, explica a fundação. 

"Em decorrência das agressões mútuas ocorridas no referido dia, o elemento mais jovem ficou com várias marcas de arranhões na face, no braço e no pescoço", diz a instituição. Após a discussão, a criança tentou levar consigo o irmão mais novo, mas como não conseguiu, fugiu com uma outra criança, de quatro anos de idade.

Foi instaurado processo interno de averiguações para apurar as responsabilidades pela fuga.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar