Detidos cinco suspeitos de raptarem e roubarem empresário que os enganou e fugiu com elevada quantia de dinheiro
Vítima fazia investimentos em bancos ingleses.
Quatro homens e uma mulher foram detidos pela Polícia Judiciária por serem suspeitos de raptar um empresário luso-brasileiro, de 42 anos, que fazia investimentos em bancos ingleses, depois deste os enganar e fugir com elevados montantes. Os suspeitos, um cidadão brasileiro, três ingleses e uma mulher portuguesa, que funcionava como consultora financeira para arranjar clientes à vítima, concretizaram o crime no dia 19 de fevereiro.
O empresário foi abordado pelos suspeitos quando chegava a casa, e com recurso a uso da força, os detidos obrigaram-no a revelar códigos e senhas que permitiam o resgate de dividendos junto de instituições financeiras internacionais.
Segundo o comunicado da PJ, o homem disse que entregaria ao grupo um dispositivo digital, guardado num cofre bancário em Viseu, onde estariam milhares de bitcoins, e prometeu ainda transferir as elevadas quantias, como contrapartida ao prejuízo causado.
No dia 20 de fevereiro, sob controlo do grupo, o empresário deslocou-se ao banco para ir buscar o dispositivo. Mais tarde alegou dificuldades informáticas que não o permitiam aceder às bitcoins, alegou ter de regressar ao banco para conseguir um outro dispositivo que iria desbloquear o primeiro.
Já no banco, o empresário pediu ajuda aos funcionários que alertaram a PSP. A deslocação das autoridades permitiu a libertação do homem de 42 anos, mas os suspeitos fugiram.
Na madrugada de dia 21 de fevereiro foram localizados, no Porto, e detidos os quatro homens suspeitos, com idades compreendidas entre os 27 e os 46 anos. Os homens ficaram em prisão preventiva.
Nesta quarta-feira, foi detida a empresária portuguesa, residente na cidade do Porto. Será presente às autoridades para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt