Dez detidos em megaoperação contra a apanha ilegal de amêijoa em Setúbal
Estão a ser cumpridos 82 mandados de busca em vários pontos, com o empenhamento de cerca de 220 operacionais.
Oito homens e duas mulheres, a maioria de nacionalidade portuguesa à exceção de dois estrangeiros, foram detidos, esta terça-feira, no âmbito de uma megaoperação contra uma rede que se dedicava à apanha, armazenamento e expedição ilegais de amêijoa na Margem Sul do Tejo, levado a cabo pelo Comando da GNR de Setúbal, com o apoio da Unidade de Ação Fiscal desta força de segurança, e ainda da Autoridade Tributária e Aduaneira e da PSP.
Fonte oficial da GNR disse ao CM que foram cumpridos 82 mandados de busca em vários pontos como o Samouco, Montijo, Alcochete, Seixal, Sesimbra e ainda no concelho de Almada, com o empenhamento de cerca de 220 operacionais.
Segundo a GNR, trata-se de uma fraude fiscal agravada que ascende a largos milhões de euros, uma vez que estão em causa milhares de quilos que todos os dias são apanhados no estuário do Tejo e, de seguida, comercializados à margem da cobrança fiscal.
Os operacionais envolvidos já apreenderam quatro toneladas de amêijoa japónica, utensílios usados na apanha ilegal da mesma, bem como viaturas, 30 mil euros em numerário, e diversa documentação.
Os detidos vão ser presentes, esta quarta-feira, ao Tribunal do Barreiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt