Dez pescadores salvos da morte
Pesqueiro embateu numa embarcação à deriva e afundou.
Dez pescadores foram esta segunda-feira salvos de um naufrágio a 370 quilómetros a nordeste da ilha da Madeira. A tripulação do pesqueiro ‘Ilhas da Madeira’ apercebeu-se de um rombo na proa da embarcação pelas 06h00 e durante quatro horas lutou para evitar ir ao fundo. Em vão. Acabou por ter de recorrer às balsas salva- -vidas e esperar pela ajuda da Marinha e da Força Aérea.
"De acordo com a informação do mestre, embateram noutra embarcação, que nós relacionamos com o facto de, no domingo, um navio mercante da Marinha que passou naquele local ter reportado a existência de uma embarcação de cerca de sete metros à deriva", afirmou Félix Marques, capitão do porto do Funchal.
Após o alerta, foi mobilizado para o local o navio da Marinha ‘Schultz Xavier’ e ativado um helicóptero EH101.
Quatro horas depois, o mestre da embarcação informava de que as bombas usadas para retirar a água que entrava no porão tinham deixado de funcionar. E foi nessa altura que os dez pescadores se viram obrigados a abandonar o ‘Ilhas da Madeira’.
O resgate dos tripulantes foi efetuado pelas 13h08, tendo o helicóptero EH101 aterrado no aeroporto da Madeira pelas 14h30, onde os aguardavam várias equipas de emergência médica. Segundo o capitão do porto do Funchal, "encontram-se todos bem, embora um ou outro apresente sinais de princípio de hipotermia". À hora do salvamento, "a embarcação estava praticamente afundada, com pouca superfície acima da água", referiu Félix Marques.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt