Dia decisivo para barco encalhado
Balões vão fazer barco flutuar para ser rebocado.
Numa verdadeira luta contra o tempo e o mar, hoje será o dia decisivo para o futuro do barco de pesca encalhado na Arrifana, em Aljezur. A embarcação ‘Avô Melro’ está presa nas rochas desde segunda-feira e o sucesso das operações de resgate está dependente das condições do mar.
Os trabalhos de remoção começaram ontem de manhã. "Primeiro removemos as redes de pesca para garantir a segurança das operações e foram avaliados os danos no casco da embarcação", explicou ao CM Luís Clara, da empresa Amora Sub, que está a fazer o resgate do barco do local onde encalhou.
Esta sexta-feira de manhã, durante a maré vazia, vão ser instalados vários balões à volta do barco, que, se tudo correr como planeado, irão permitir que volte a flutuar. Só depois, já com a maré cheia, "será usado um rebocador para puxar o barco para fora das rochas", explicou ainda Luís Clara.
Se a operação tiver sucesso, segundo Pedro Carvalho Pinto, comandante da Capitania do Porto de Lagos, a embarcação "será vistoriada por um perito da capitania e se tiver condições para navegar será rebocada para o porto de Portimão".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt