Documentos provam que Elevador da Glória passou na inspeção feita no dia do acidente
Empresa responsável pela manutenção deu o 'OK' em vários indicadores.
O Elevador da Glória foi inspecionado no dia do trágico acidente de quarta-feira, pelas 9h13 da manhã, segundo um documento consultado pelo CM.
Os documentos provam que a empresa responsável pela manutenção, a MNTC - Serviços Técnicos de Engenharia Lda, realizou uma inspeção de cerca de 30 minutos, o tempo habitual, na manhã de quarta-feira. A inspeção começou às 9h13 e terminou às 9h46.
O ascensor recebeu o 'OK' em todos os indicadores. "O Ascensor tem todas as condições para a operação? OK", lê-se no documento.
Uma das secções dá conta de que "caso haja fios partidos" é necessário "parar de imediato". Os cabos também receberam o 'OK'.
Segundo a inspeção, estaria tudo bem com o veículo.
A inspeção de rotina e preventiva é semanal, ocorrendo todas as quartas-feiras, e serve para apurar se o elevador tem condições para funcionar. A avaliação é feita de forma visual, sem parar os ascensores.
O descarrilamento de um ascensor do Elevador da Glória matou 16 pessoas e provocou mais de duas dezenas de feridos de várias nacionalidades. O Governo decretou um dia de luto nacional, que se cumpre esta quinta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt