"É o sonho de qualquer hacker": Informático da Doyen sobre ataque de Rui Pinto
Testemunha confirmou em tribunal que foram roubadas passwords de emails e inúmeros ficheiros.
O consultor de cibersegurança contratado pela Doyen, depois do acesso indevido aos servidores do fundo desportivo, confirmou esta quarta-feira em tribunal que foram roubadas listas de passwords de emails e inúmeros ficheiros.
A testemunha, ouvida por videoconferência, explicou que, na sequência da investigação, foi encontrado um IP de Budapeste, na Hungria. "Tratou-se de um acesso remoto a um computador de um funcionário da Doyen". Foi esta a porta de entrada para o acesso ao "servidor de ficheiros".
"É o sonho de qualquer hacker", afirmou Jake Hockley. No mesmo depoimento, disse ainda que entre os documentos acedidos estavam, por exemplo, contratos de jogadores de Football.
O Ministério Público sustenta que foi Rui Pinto, criador do Football Leaks, o responsável por este ataque informático. O jovem está a ser julgado por 90 crimes, entre os quais acesso indevido e tentativa de extorsão ao fundo Doyen.
Rui Pinto, por outro lado, defende que apenas queria testar os responsáveis da Doyen. O Football Leaks revelou vários documentos e informações ligadas à Doyen.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt