Enganavam idosos com falsos acidentes para conseguir dinheiro. Esquema rendeu 60 mil euros

Suspeitos convenciam vítimas a pagarem quantias para cobrir danos. Se não conseguissem pagar em dinheiro, realizavam transferências bancárias.

25 de julho de 2025 às 11:09
PSP Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Dois homens, de 24 e 20 anos, foram detidos pela PSP por suspeita de esquema de burla a condutores de idosos. Os detidos circulavam com uma viatura na via pública até conseguirem encontrar uma possível vítima, sempre de idade avançada. Depois, abordavam a pessoa e diziam que tinham batido com a viatura no carro da mesma, dando início ao plano, e convenciam os idosos a pagarem uma quantia para "cobrir os danos". 

Ambos os suspeitos ficaram em prisão preventiva.

Pub

Os dois suspeitos procediam com a ajuda de outros indivíduos visados no processo e tentavam convencer as vítimas a cobrir o estrago com dinheiro vivo, de acordo com o revelado pela PSP. Se a pessoa não conseguisse pagar em dinheiro, os dois homens levavam os idosos até aos postos de multibanco e realizavam transferências bancárias da conta da vítima para outra associada a um dos detidos. 

Durante a atividade criminosa, os dois suspeitos arrecadaram quantias monetárias das vitimas que ascende ao valor de 60 mil euros, como revelam as autoridades. De momento estão identificadas onze vítimas, mas a PSP acredita que existam mais que, "no entanto, não denunciaram os factos às autoridades". 

Os seis mandados de busca e apreensão foram executados em Lisboa, Queluz, Caneças, Vialonga e Ponta Delgada. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar