Estacionamento gratuito nas ruas de Faro até 2019
Contrato com as duas empresas que exploravam parquímetros na cidade chegou ao fim.
Pelo menos até janeiro, o estacionamento na via pública na cidade de Faro é gratuito. Isto depois de os contratos com as duas empresas que exploravam os parquímetros ter chegado ao fim, sem ser renovado.
A partir da janeiro, a câmara deverá assumir a cobrança do estacionamento, com a ideia de, no futuro, entregar a exploração à empresa municipal Ambifaro.
Há cerca de duas semanas que nos parquímetros foram colocados autocolantes a dizer "equipamento temporariamente fora de serviço". Isto sem qualquer pré-aviso. Foi nessa altura que o contrato de exploração do estacionamento pago terminou, com a autarquia a optar por não o renovar.
"Em janeiro, provisoriamente, a câmara vai fazer a gestão do sistema de estacionamento pago", explicou ao CM fonte da autarquia. "Depois deverá ser levada à Assembleia Municipal a proposta para que passe a ser feita pela Ambifaro", referiu.
A mesma fonte explicou que com esta alteração "deixa de haver um intermediário e a receita reverte toda para a autarquia", mas será necessário algum investimento para que se concretize a mudança - em particular a contratação de pessoal para fazer a fiscalização.
A municipalização da gestão do estacionamento pago nas ruas de Faro tinha sido uma promessa do presidente da câmara, Rogério Bacalhau, quando se recandidatou à autarquia, no ano passado.
Na altura, o cabeça de lista pela coligação PSD/CDS/MPT/PPM disse pensar que haveria "condições para ter preços diferentes, até em zonas diferentes da cidade", acrescentando que "a questão do preço tem que ser pensada de forma a que não onere muito as famílias, mas também que as desincentive a ter o carro parado durante o dia todo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt