Exigido fim de touradas no Campo Pequeno

Praça deve ser reconvertida para outras atividades, defende o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

13 de março de 2019 às 08:40
Partilhar

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) quer acabar com as touradas no Campo Pequeno e reconverter a praça de touros para outras atividades como congressos, concertos e exposições. O tema esteve esta terça-feira em debate na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa (AML).

Ao CM, Inês de Sousa Real, deputada do PAN na AML, disse que "as corridas de touros nunca foram consensuais em Portugal, tendo já ocorrido a abolição em Viana do Castelo e Póvoa do Varzim".

Pub

Em Lisboa há uma "circunstância única" que diz respeito à propriedade do terreno e da praça – o terreno é da câmara e a praça é da Casa Pia. A deputada municipal refere que "as entidades públicas detentoras do espaço têm uma missão que não é a realização de corridas de touros".

Apesar de o PAN compreender o "contexto histórico em que se realizam este tipo de espetáculos", Inês de Sousa Real acredita ser "possível a Casa Pia prosseguir com a sua atividade realizando outros eventos e espetáculos sem sofrimento animal".

Pub

Em resposta, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, manifestou, a título pessoal, que não é a favor da realização de touradas, mas sublinhou que tem uma "posição de profundo respeito por quem pensa de forma diferente".

O presidente da autarquia considerou a iniciativa do PAN como uma tentativa de "fazer entrar pela porta do cavalo aquilo que não conseguiram fazer entrar pela porta principal".

Recorde-se que, em julho, a Assembleia Municipal rejeitou uma proposta do PAN para acabar com as touradas. Fernando Medina explicou, ainda, que não é sua intenção revogar a concessão do espaço à Casa Pia.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar