Filhos eram elos de ligação entre amantes no caso do triatleta baleado
Familiares desconheciam relação extraconjugal entre Rosa Grilo e António Félix Joaquim.
Rosa Grilo e o amante, António Félix Joaquim, tinham em comum o facto de os filhos de ambos – sensivelmente da mesma idade, 12 anos – serem amigos e encontrarem-se muitas vezes para brincar. A relação extraconjugal existia, mas estaria bem escondida dos amigos, ou pelo menos da maioria deles.
Aliás, segundo o CM apurou, as brincadeiras entre os dois rapazes seriam mesmo aproveitadas para Rosa e António estarem juntos sem ninguém suspeitar.
António, de 42 anos, considerado pela PJ coautor dos crimes, é funcionário judicial no Campus de Justiça, em Lisboa – trabalha no Tribunal de Pequena Instância Criminal – e vivia na zona de Alverca. A relação entre os dois era discreta – apenas um ou outro comentário na rede social Facebook dão a entender que se conheciam. E nem os pais de Rosa nem os familiares de Luís Grilo, a vítima mortal, suspeitavam de nada.
"Só acredito quando ela me disser isso na minha cara", assumiu esta quinta-feira Júlia Grilo, irmã de Luís, incrédula com os últimos desenvolvimentos do caso.
"Continuo a acreditar na inocência da Rosa", garante esta cunhada que também diz nunca ter conhecido ninguém com o nome António Joaquim. Já os pais de Rosa, ainda afetados pelos últimos desenvolvimentos, mantêm a crença na inocência da filha: "Não esperava [que a Rosa fosse detida]. Nunca esperei nem faço intenções disso", disse ao CM Américo Pina.
Questionado sobre se acredita na inocência da filha, responde de uma forma enigmática: "Acredito concerteza, mas pronto..."
Segundo vizinhos da família em Benavila, Avis, Rosa levou os pais para a terra natal dois dias depois de ter participado o desaparecimento do marido. Uma fonte diz que Américo Pina chegou debilitado – "todo empenado" foi a expressão usada – e com dores nas costas.
O pai de Rosa justificou às pessoas mais próximas ter-se magoado no dia anterior, ao andar no campo à procura do genro. Na altura, segundo a investigação, Luís Grilo já estava morto e o corpo da vítima tinha sido abandonado a poucos quilómetros de Benavila.
PORMENORES
Dois filhos
António Félix Joaquim, 42 anos, tem dois filhos: um rapaz com 12 anos e uma menina com cinco. São fruto de uma relação duradoura com outra mulher.
"Relação de muitos anos"
O diretor da PJ de Lisboa, Paulo Rebelo, disse ontem que Rosa e António tinham "uma relação próxima de pessoas que se conheciam há muitos anos".
Filho órfão de pai e com mãe presa está com tia paterna
A detenção de Rosa Grilo pela PJ, na quarta-feira, levou a que o filho desta e de Luís Miguel Grilo, de apenas 12 anos, fosse entregue aos cuidados de Júlia, irmã mais velha do pai. Já tinha sido esta, recorde-se, a ajudar a criar o irmão após a morte dos pais.
Despistava cancro antes do crime
O CM sabe que Rosa Grilo era acompanhada por médicos, com exames de despistagem de cancro nos ovários, quando planeou e concretizou o plano da morte do marido. Na altura em que foi morto, Luís Grilo andava preocupado com a saúde da mulher.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt