Bombeiros feridos no combate a violento incêndio em Monchique

Duas aldeias tiveram de ser evacuadas. Três veículos dos bombeiros terão ficado danificados.

03 de agosto de 2018 às 14:41
Incêndio em Monchique Foto: Direitos Reservados
Fogo em Monchique Foto: Facebook
Fogo em Monchique Foto: Fogos.pt

1/3

Partilhar

Um incêndio que deflagrou esta sexta-feira em Monchique, no Algarve, continua ativo e ameaça chegar a Foz do Carvalhoso. O CM sabe que Foz do Carvalhoso já foi evacuada. 

Ao que CM apurou, oito bombeiros tiveram que receber assistência hospitalar por inalação de fumos e exaustão. De acordo com o comunicado de imprensa dos bombeiros há ainda outro ferido a registar, um homem que trabalha para a Afocelca.

Pub

O Correio da Manhã sabe que os oito bombeiros feridos são de várias corporações: um pertence a Paço d'Arcos, outro a Algés, outro a Oeiras, outro é de Caneças, dois são de Vila do Bispo, outro é de Monchique e o oitavo é de Lagoa. 

O porta-voz dos bombeiros afirma ainda que a necessidade de assistência médica se deve ao facto de, no "teatro de operações", se fazerem sentir 47 graus. 

Pub

A mesma fonte admitiu ainda que a noite que se adivinha será "muito complicada" e que o incêndio é "muito complexo". À hora do comunicado, segundo a mesma fonte, encontram-se duas frentes ativas sendo que a que se dirige para a localidade de Foz do Carvalhoso é a que mais preocupa. 

Às 23h56, o site da Proteção civil dava conta de 567 bombeiros apoiados por 165 veículos a combater as chamas. Duas frentes ativas preocupam os bombeiros, uma já em Odemira e a outra em Monchique.

No último balanço do incêndio, o presidente da Câmara de Monchique revelou que havia mais dois bombeiros feridos, totalizando 11 homens intoxicados pelo fumo.

Pub

Rui André anunciou também que vai propor a ativação do plano municipal de emergência à Proteção Civil.

Incêndio começou de forma "explosiva"

As chamas tiveram início pelas 13h30, na freguesia de Perna da Negra. 

Pub

"Começou de forma explosiva", disse o porta-voz dos bombeiros no balanço deste incêndio.

Pelas 15h00, as autoridades decidiram evacuar os habitantes no lugar das Taipas, por prevenção, uma vez que as chamas estão a avançar da direção desta localidade. Por volta das 20h, a localidade Foz do Carvalhoso foi também evacuada.

Nas redes sociais, houve pessoas a fazer publicações sobre o incêndio.

Pub

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o fogo lavra numa zona onde "há muito vento" e cujos acessos "são difíceis". 

Proteção Civil nega ter pedido ajuda a populares 

Pub

Estão a circular nas redes sociais vários pedidos de ajudas a populares, no sentido destes ajudarem com bens os bombeiros que estão a combater o incêndio em Monchique.

Ao CM, fonte da Proteção Civil veio dizer que não fez qualquer pedido de apoio oficial à população e que teme que esta ajuda possa vir a prejudicar a logística dos bombeiros que estão no terreno.

A mesma fonte pede então para que essa ajuda não continue, e que qualquer pedido que venha a ser feito no futuro será sempre através dos canais oficiais.

Pub

Três veículos de bombeiros danificados

Durante o início da noite, o CM conseguiu apurar que três veículos de bombeiros terão ficado queimadas no combate às chamas. De acordo com fonte dos bombeiros, estes carros estão operacionais e situação é normal tendo em conta as dimensões do incêndio.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar