‘Gang do alcatrão’ bate para exigir pagamento
Vítimas eram ameaçadas a entregar triplo do valor combinado.
Procuravam pelas aldeias clientes que tivessem pequenos espaços que pudessem ser pavimentados. Apresentavam o serviço, com preços baixos e, logo de seguida, aparecia um grupo com um camião e uma máquina para alcatroar. O pior vinha depois. Na altura de fazer os pagamentos, surgiam dois homens, que, com métodos violentos, exigiam o triplo do combinado.
Na sexta-feira, o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos deteve, em flagrante, dois membros, de 22 e 25 anos, do ‘gang do alcatrão’, quando extorquiam 2500 euros a um empresário, em Silveiros. Vão este sábado ao Tribunal de Guimarães.
"Quando abordavam os clientes para receber, começavam aos gritos, aos socos e pontapés aos carros e ameaçavam bater até obterem o dinheiro", explicou uma fonte da GNR.
O ‘gang do alcatrão’, que as autoridades acreditam ser composto por mais de uma dezena de indivíduos, todos de origem inglesa e irlandesa, atua em Portugal desde 2007, com burlas que vão desde o Minho até ao Algarve. No início desta semana, abordaram duas pessoas no concelho de Barcelos. O primeiro em Carreira e depois em Silveiros. Este último, dono de uma frutaria, aceitou o negócio, mas, quando teve conhecimento do método utilizado pelo grupo para o pagamento, decidiu denunciar o caso à GNR. Ao fecho desta edição, os militares encontravam-se ainda a realizar diligências no sentido de localizar os restantes membros do grupo.O tribunal decretou que terão de se apresentar duas vezes por semana na PSP de Guimarães, porque estavam alojados num hotel desta cidade.
Apresentações bissemanais na PSP
O juiz de instrução criminal no Tribunal de Braga determinou este sábado apresentações bissemanais na PSP de Guimarães a quatro homens estrangeiros detidos pela GNR por suspeita da prática dos crimes de burla e extorsão, informou fonte policial.
O tribunal decretou que terão de se apresentar duas vezes por semana na PSP de Guimarães, porque estavam alojados num hotel desta cidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt