Arguidos levaram entre 1 ano e 3 meses e 10 anos de cadeia.
Entre 2011 e 2014, os assaltantes espalharam o terror em oito concelhos do Norte do País. Roubaram casas, carros e carrinhas de tabaco. Sequestraram também um casal na sua moradia e ainda emboscaram um ourives a tiro. Na segunda-feira, o Tribunal de São João Novo, no Porto, condenou oito arguidos a penas de prisão efetivas entre um ano e três meses e 10 anos. A condenação mais pesada foi aplicada a Carlos Santos que era considerado pela acusação o cabecilha do grupo. Um nono arguido foi absolvido.
Um casal que foi sequestrado em casa vai receber uma indemnização de 100 mil euros. Este foi o roubo mais lucrativo para o grupo, que no total arrecadou 180 mil euros. Foi efetuado em outubro de 2014, em Jovim, Gondomar, e as vítimas foram atacadas quando dormiam. Outras duas vítimas vão receber 10 mil euros.
Os ladrões condenados tinham ligações ao gang de Valbom. Um dos arguidos – que levou a pena de um ano e três meses – é, aliás, um antigo membro daquele grupo e está a cumprir já 12 anos e meio de cadeia .
A acusação imputava aos suspeitos um total de 17 assaltos em Vila do Conde, Penafiel, Paredes, Gondomar, Póvoa de Varzim, Porto, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira. O tribunal só conseguiu provar que o grupo cometeu 12 dos roubos. "Ainda vamos analisar o acórdão, mas posso já adiantar que vamos recorrer. Não existia aqui nenhum grupo e muito menos o meu cliente era o líder", disse ao CM Poliana Ribeiro, advogada do arguido Carlos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.