page view

Oito assaltantes condenados

Foram condenados oito arguidos e um foi absolvido.

18 de janeiro de 2016 às 16:05

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou esta segunda-feira oito pessoas a penas entre um ano e três meses e dez anos de prisão efetiva por assaltos no norte do país, entre 2011 e 2014, e absolveu outra.

Durante quatro anos, os assaltantes furtaram casas, carros, motos, carteiras, garagens, carrinhas de tabaco, montaram uma emboscada a um ourives e sequestraram um casal na sua residência, nas localidades de Vila do Conde, Penafiel, Paredes, Gondomar, Póvoa de Varzim, Porto, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira. O montante dos bens furtados ronda os 100 mil euros.

Alguns destes assaltantes furtaram, em Vila do Conde, um cartão multibanco e um telemóvel do interior de um carro. Desse telemóvel enviaram enviaram uma mensagem à mulher da vítima, atuando em nome desta última e alegando esquecimento, para pedir o código do cartão e levantar, depois, 1.307 euros.

Um ourives de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, também foi "alvo" de elementos dos ora condenados ao sofrer uma emboscada a tiro e ficar sem sete mil euros, tendo o comerciante escapado ileso.

Antes de serem detidos, em outubro de 2014, os membros do grupo atacaram uma carrinha de tabaco e assaltaram uma casa em Gondomar, onde sequestraram um casal que estava a dormir. Quatro dos nove arguidos já se encontram a cumprir pena de prisão à ordem de outros processos.

Os responsáveis pelo assalto ao ourives terão de o indemnizar em 100 mil euros e os que sequestraram o casal terão de os ressarcir em 10.300 euros. A advogada de defesa do arguido com a pena mais pesada (10 anos) referiu, à saída do tribunal, que vai recorrer da decisão judicial.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8