GNR deteta embarcação com 61 migrantes a bordo no mar Egeu

Resgate requereu especial cuidado devido ao elevado número de crianças presentes.

09 de julho de 2018 às 16:57
Unidade de Controlo Costeiro, UCC, GNR, Coast Patrol Boat, Lusa, Paulo Gomes Foto: Direitos Reservados
Guarda Nacional Republicana, GNR, resgate, Grécia, Unidade de Controlo Costeiro, demografia, imigração Foto: Direitos Reservados
Unidade de Controlo Costeiro da GNR, Portugal, Bulgária, migrações Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR detetou no mar Egeu uma embarcação insuflável com 61 migrantes, 37 dos quais menores, no âmbito da missão da agência europeia Frontex na Grécia, indicou esta segunda-feira a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que a equipa de vigilância marítima da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) detetou na sexta-feira, com equipamento de visão térmica, uma embarcação insuflável de cerca de dez metros rumo à fronteira da Grécia.

Pub

Os militares da UCC alertaram uma embarcação de patrulha alemã, também ao serviço da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (Frontex) que, dada a sua proximidade, se deslocou de imediato para o local, segundo a corporação.

A GNR sublinha que o resgate requereu especial cuidado devido ao elevado número de crianças, tendo os migrantes sido posteriormente entregues às autoridades locais em segurança.

Pub

Na embarcação seguiam 61 migrantes, 37 dos quais menores, 14 homens e dez mulheres.

A GNR participa nesta operação da Frontex na ilha grega de Samos com 13 militares, uma embarcação e uma equipa de vigilância marítima.

A operação da Frontex tem como objetivo prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar