Governo manda andar 81 carros dos bombeiros parados após acidente mortal
Despiste com operacionais de Odemira causou em janeiro um morto e quatro feridos. Houve suspeitas sobre a segurança do lote de 82.
A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, anunciou esta quarta-feira ter levantado a suspensão de circulação a 81 viaturas de bombeiros - paradas desde janeiro após um acidente, com a 82ª viatura do mesmo lote, que matou um bombeiro de Odemira e feriu outros quatro. As viaturas foram encostadas preventivamente para se verificar a sua segurança, após dúvidas surgidas do acidente. Tratam-se de autotanques e viaturas florestais, adquiridas todas no mesmo contrato no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e entregues pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A "decisão foi tomada após verificação, pelas entidades competentes, de que todas as viaturas se encontram devidamente homologadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes", refere o ministério em comunicado. O "Governo sublinha a sua total confiança no dispositivo de combate a incêndios e no trabalho de excelência desenvolvido diariamente pelos bombeiros portugueses em todo o território nacional", complementa.
Os veículos são dados como "totalmente operacionais" a tempo de reforçarem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais deste ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt