Homem detido por tentativa de homicídio e violação de idosa em Palmela é sem-abrigo e cadastrado
Agressor violou a vítima depois de ter recorrido à violência, estrangulamento e asfixia mecânica para a deixar inconsciente.
O homem, de 49 anos, que foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária pela prática dos crimes de homicídio na forma tentada e de violação de uma idosa de 87 anos em Palmela, vivia em condição de sem-abrigo e é cadastrado.
Segundo o comunicado divulgado pela autoridade, o crime ocorreu "na madrugada de 18 de julho de 2024" e desde essa data que o agressor estava fugido.
Segundo o que o CM apurou, os dados do suspeito não estavam presentes no sistema das autoridades. Dessa forma, a Polícia Científica só conseguiu recolher o ADN depois da detenção e depois de comparar com a "amostra problema recolhida aquando da inspeção ao local".
No seguimento da investigação desenvolvida pelas autoridades, a PJ apurou que "o suspeito entrou na casa da vítima, onde já havia estado anteriormente com um familiar da mesma, com o objetivo único de praticar a agressão sexual". Já na casa da idosa de 87 anos, agrediu-a de forma violenta recorrendo ao estrangulamento e asfixia mecânica. Depois de inconsciente, o sem-abrigo "consumou a violação".
O suspeito conta com um longo cadastro, "tendo inclusivamente cumprido pena de prisão efetiva por várias vezes, em 2004, 2009, 2010 e 2015, por furto e violação de domicilio, por sequestro, por detenção de arma proibida e por violência doméstica".
O agressor foi presente esta quinta-feira a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Ainda assim, as autoridades vão continuar com a investigação para perceber se o suspeito terá praticado outros crimes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt