Trabalhos de rescaldo em Sabrosa a decorrer favoravelmente. Estão no terreno mais de 300 operacionais
Bombeiros estão apoiados por 101 veículos, dois helicópteros e quatro máquinas de rasto.
Os trabalhos de rescaldo do incêndio que atingiu na quarta-feira o concelho de Sabrosa, no distrito de Vila Real, estão a decorrer favoravelmente, adiantou esta quinta-feira o comandante sub-regional do Douro. No terreno estão mais de 300 bombeiros apoiados por 101 veículos, dois helicópteros e quatro máquinas de rasto.
"O incêndio está em resolução, estando os trabalhos a decorrer favoravelmente e de acordo com o planeado", referiu Miguel Fonseca aos jornalistas.
A presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, disse que, numa primeira estimativa, a área ardida neste fogo ronda os 600 hectares de pinhal, mato e vinha.
Durante a madrugada estiveram presentes no terreno máquinas de rasto, para ajudar no combate às chamas, sendo que as condições de temperatura e humidade foram cruciais para a diminuição do fogo, como adiantaram os operacionais. De acordo com fonte da Proteção Civil, não existiram casas em perigo.
"Tendo em conta a forma positiva como decorreram os trabalhos durante a noite estamos numa situação que, com algum conforto, nos pode permitir dizer que temos cerca de 90% do perímetro deste incêndio dominado, tendo apenas uma frente ativa a apresentar alguma preocupação", disse o comandante Miguel Fonseca na manhã desta quinta-feira.
O responsável pelo comando sub-regional do Douro referiu que esta preocupação estava relacionada, não com a intensidade com que se desenvolvia o incêndio naquela frente, mas sim com a dificuldade das acessibilidades, que tornava "bastante difícil" os acessos ao local.
O fogo deflagrou pelas 13h20 de quarta-feira, numa zona de pinhal e mato de Feitais, descendo depois para Souto Maior, onde lavrou perto de casas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt