Arderam mais de 9.500 hectares em Vila de Rei e Mação

Fogo já foi dado como dominado, mas mantêm-se no terreno os mais de mil operacionais e oito meios aéreos.

23 de julho de 2019 às 16:51
Incêndio no concelho de Mação Foto: Direitos Reservados
Muralha de chamas sem controlo ameaça população em Mação Foto: Soutaria TV
Labaredas com mais de 15 metros de altura nas florestas do concelho de Mação, que já quase não tem qualquer mancha verde Foto: EPA
Incêndio em Mação Foto: Paulo Novais/Lusa
Incêndio em Mação Foto: Paulo Novais/Lusa
Incêndio em Mação Foto: Paulo Novais/Lusa
Incêndio em Mação Foto: Paulo Novais/Lusa

1/7

Partilhar

O incêndio nos concelhos de Vila de Rei e Mação consumiu mais de 9.500 hectares de florestais, cerca de metade da área ardida deste ano, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

O EFFIS, do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia, que apresenta as áreas ardidas cartografadas em imagens de satélite, indica que o incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e que se propagou ao concelho de Mação, já em Santarém, consumiu 9.631 hectares, aproximadamente a área da cidade de Lisboa.

Pub

Este fogo foi esta terça-feira dado como dominado, mas mantêm-se no terreno os mais de 1000 operacionais e oito meios aéreos.

Os dados do EFFIS mostram também que os incêndios florestais consumiram este ano 18.606 hectares de floresta, enquanto que a média da aérea ardida entre 2008 e 2018 foi de 24.622.

Pub

Os dados provisórios, disponíveis na página da internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), indicam que, entre 01 de janeiro e hoje, ocorreram 6.091 incêndios rurais, que provocaram 11.602 hectares de área ardida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar