page view

"Incêndio dado como dominado". Autoridades no terreno para evitar reacendimentos em Mação e Vila de Rei

Comandante garante que período da tarde vai continuar a trazer dificuldades.

23 de julho de 2019 às 08:25
A carregar o vídeo ...

“Temos condições de dar este incêndio [de Mação] como dominado”

As chamas que têm assolado o concelho de Mação e também Vila de Rei, em Castelo Branco, já estão totalmente dominadas, segundo avançou o Comandante do Posto de Comando da Proteção Civil, Belo Costa, esta terça-feira à tarde.

Estão, no entanto, previstos reacendimentos devido às condições meteorológicas adversas.

Durante a manhã, o fogo aproximou-se de habitações após o reacendimento de um incêndio na Aldeia de Roda, em Mação.

"A chuva teve pouco impacto nos incêndios"

Ao início da manhã desta terça-feira, foi feito um ponto de situação sobre os incêndios que deflagram desde domingo em alguns pontos de Portugal Continental - Mação e Vila de Rei. No teatro de operações estão mais de mil operacionais, 325 meios de apoio terrestres e dois meios aéreos.

Cerca das 08h00, o Comandante do Posto de Comando da Proteção Civil, Belo Costa, avançou aos jornalistas que o vento e altas temperaturas continuam a constituir uma ameaça no combate aos fogos.

"A chuva teve pouco impacto no combate aos incêndios", respondeu o Comandante, quando questionado sobre as variações meteorológicas registadas durante a tarde e noite desta segunda-feira.

"Vamos ver se durante a manhã conseguimos terminar a tarefa e melhorar resultados (...) 90% do incêndio em resolução e uma grande parte está em fase de rescaldo", garantiu Belo Costa, que confirmou foi delineado um plano de ação que passa por "intensificar o trabalho de maquinaria".

A equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica fez avançou que até ao momento há registo de 39 vítimas assistidas, sendo que dessas, 16 eram feridos e por isso foram encaminhados para Unidades de Saúde. Dos feridos, apenas um é considerado "ferido grave".

A equipa do INEM garantiu ainda que o acompanhamento médico do único ferido grave "foi o adequado" e que a "GNR, Cruz Vermelha e INEM estão no terreno para apoiar a população".

O próximo briefing será feito às 13h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8