Inundação fecha escola no Porto

Suspeitas de fuga de gás levaram ainda a evacuar espaço.

11 de fevereiro de 2020 às 07:37
Agentes da PSP foram chamados à escola Foto: João Cravinho / CMTV
Carolina e Francisca, duas alunas Foto: João Cravinho / CMTV

1/2

Partilhar

Foi uma manhã de sobressalto para os 1400 alunos da Escola Clara de Resende, no Porto. O estabelecimento de ensino foi esta segunda-feira evacuado por precaução devido a suspeitas de uma fuga de gás. Tal não se confirmou, tendo sim sido detetada uma fuga de água, que inundou um piso inferior. A escola teve de permanecer encerrada e as aulas apenas vão ser retomadas esta terça-feira à tarde.

"Fomos informados de que existia uma possível fuga de gás e de água e que tinham de evacuar a escola. Tanto a diretora como os funcionários e a polícia mandaram-nos sair e atravessar para o outro lado da rua, disseram que era mais seguro", contou Carolina Magalhães, uma aluna de 16 anos, que acrescentou ainda que a fuga de água ocorreu na zona dos laboratórios.

Pub

As suspeitas da existência de uma fuga de gás surgiram depois das funcionárias terem detetado um cheiro estranho no refeitório. Tal, afinal, deveu-se a um gerador que durante o fim de semana foi acionado na sequência de uma falha temporária de energia.

O facto de na mesma altura ter havido uma intrusão na escola adensou também as suspeitas. A direção da escola temia que a canalização tivesse sido vandalizada. Tal não se verificou e, segundo a PSP, apenas foram levados alguns sumos e chocolates. "Apesar de não sabermos o que realmente estava a acontecer, acho que conseguimos todos manter a calma e seguir as ordens que nos estavam a dar", disse Francisca Monteiro, uma estudante de 17 anos.

Pub

O alerta foi dado já por volta da 09h45, sendo que alguns alunos se encontravam a realizar testes. "O que sabemos é que os professores tiveram de deixar os testes nas mesas. Toda a gente teve de sair da escola", explicou Carolina Magalhães.

PORMENORES

Tentativa de contacto

Pub

O Correio da Manhã tentou esta segunda-feira obter mais esclarecimentos junto da direção da escola, mas foi passada a informação de que não estava ninguém disponível para prestar qualquer declaração. Os pais dos alunos foram sendo sempre informados.

Vários meios no local

No local da ocorrência estiveram os Sapadores do Porto e também agentes da PSP, que ajudaram a evacuar o espaço. Também engenheiros da Parque Escolar e funcionários da manutenção do estabelecimento foram chamados.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar