Filho de portuguesa morre por causa do jogo 'baleia azul'

Conor Matos Wilmot, de 13 anos, vivia na Irlanda com a família.

17 de maio de 2017 às 01:30
Conor, na foto com o pai, tinha 13 anos Foto: Direitos Reservados
Irina Matos era mãe do menor Foto: Direitos Reservados
jogo da morte, jovens, crianças, adolescentes, baleia azul
jogo da morte, jovens, crianças, adolescentes, baleia azul Foto: Direitos Reservados
Adolescentes com sintomas de depressão são mais propensos a jogar "Baleia Azul" Foto: Direitos Reservados
Adolescentes com sintomas de depressão são mais propensos a jogar "Baleia Azul" Foto: Direitos Reservados
Depressão xxx, suicidio Foto: Direitos Reservados
Jovens. escola Foto: Getty Images

1/8

Partilhar

O jogo online ‘Baleia Azul’ terá feito a primeira vítima mortal portuguesa. Trata-se de um rapaz de 13 anos, nascido na Irlanda mas filho de uma emigrante nacional, cujo cadáver foi encontrado num descampado junto à casa da família, no condado de Clare, no centro daquele país.

Pub

Conor Matos Wilmot, nome do jovem falecido, foi descoberto pelo pai, Gregory, ao final da noite de quinta-feira. Recorde-se que o ‘Baleia Azul’ é jogado na internet e consiste em ordens recebidas por jovens que vão desde a automutilação até ao suicídio. Em Portugal, o DCIAP do Ministério Público está a investigar 16 denúncias de casos relacionados com este jogo, a maioria envolvendo adolescentes.

Na situação ocorrida na Irlanda, o pai de Conor Wilmot estranhou não ver o filho quando chegou a casa. À imprensa local, o analista informático diz ter encontrado o corpo do filho perto da moradia. Afirmou ainda ter feito manobras de reanimação, mas sem sucesso.

Pub

Dias depois, segundo refere a imprensa, começaram a surgir cenários de suicídio do jovem devido a bullying escolar. Gregory Wilmot descarta esse cenário. O pai de Conor acredita que o filho possa ter sido conduzido à morte "devido a contactos feitos na internet". E é neste contexto que entra a possibilidade de o jovem de 13 anos ter morrido por estar a jogar o ‘Baleia Azul’.

A polícia local apreendeu o telemóvel e o computador portátil de Conor Wilmot.

PORMENORES

Mãe é antiga atleta

Pub

Irina Matos, mãe do pequeno Conor, nasceu em Angola mas tem nacionalidade portuguesa. É uma antiga praticante de atletismo.

Amante de râguebi

O jovem Conor é descrito por familiares e amigos como "muito agarrado à vida" e apreciador de râguebi.

Irmãos mais velhos

Pub

O jovem adolescente tinha uma irmã e um irmão mais velhos, que partilhavam a mesma casa. Ambos disseram à polícia que nunca esperavam um desfecho trágico para Conor.

Sinais no corpo

Os jornais irlandeses que relataram o caso não referem se no corpo de Conor Matos Wilmot foram encontrados sinais de automutilação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar