Leia as declarações que tramaram banqueiro e Sócrates
Interrogatórios de Hélder Bataglia e Ricardo Salgado mostram contradições sobre razão das transferências de milhões de euros.
Documentos
2017-03-03_09_13.30 P8_9_HelderBataglia.pdf"Ele pedia-me, eu devia-lhe favores. Não me deu detalhe nenhum, nem eu lhe perguntei. Eram coisas que não se perguntavam ao dr. Ricardo Salgado. E não se dizia ‘não’ ao dr. Ricardo Salgado naquela altura". Esta é a explicação de Hélder Bataglia para os milhões de euros com origem na ES Enterprises, o chamado saco azul do Grupo Espírito Santo (GES), que passaram por contas suas e foram transferidos para Joaquim Barroca, do Grupo Lena, dinheiro que o Ministério Público diz que teve como destino final José Sócrates.
"Estas operações foram muito simples. Eu disse ‘sim, Ricardo, se precisas eu faço. Desde que me transfiras o dinheiro, eu faço esses pagamentos’", recordou Bataglia no depoimento prestado perante o Ministério Público, no dia 5 de janeiro, cuja transcrição na íntegra foi ontem publicada pela Sábado
Durante a inquirição, que tal como o CM noticiou comprometeu Salgado, Bataglia explicou ainda que o antigo banqueiro apenas lhe disse que tinha umas operações para fazer até um montante de 12 milhões de euros e perguntou-lhe se conhecia Carlos Santos Silva. Aos investigadores, garantiu desconhecer que, afinal, tinha transferido 12 milhões de euros para Joaquim Barroca.
Documentos
2017-03-03_09_14.51 P8_9_RicardoSalgado.pdf"Isto só pode ter sido feito pelo Bataglia"
"Os pagamentos ao Hélder Bataglia eram feitos com esta finalidade: obtenção de poços de petróleo", disse Salgado ao Ministério Público no dia em que foi constituído arguido.
Segundo o depoimento revelado pela Sábado, Salgado garantiu que não conhece nem nunca viu Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates para quem Bataglia diz que transferiu dinheiro a seu pedido: "É uma situação para mim de enorme perplexidade porque, pelo que percebi, os recursos foram parar a Carlos Santos Silva (...) Isto só pode ter sido feito pelo Hélder Bataglia, não eu! Ele estava a desviar recursos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt