Maddie McCann foi avistada 8685 vezes em 101 países
Documentário de televisão australiana mostra pais a negar terem morto a menina desaparecida no Algarve.
A dado momento do documentário que TV australiana Channel 7 exibiu na noite deste domingo (11h30 em Portugal) é perguntado diretamente a Kate e Gerry McCann:
"- Mataram a vossa filha?"
A resposta é pronta:
"- Não, nunca. Tens de ver o porquê, como, quando, quem. Não há nada que sugira isso. Portanto não, é um não enfático".
O documentário prometia revelações inéditas sobre novas pistas da investigação, mas acabou por ser apenas mais um resumo de tudo o que se sabe ou se especula sobre o desaparecimento da menina no Ocean Club, no Algarve, a 3 de Maio de 2007.
Gonçalo Amaral, o antigo coordenador da PJ que liderou a primeira investigação ao caso, surge no documentário a repetir a sua convicção de que os pais ocultaram o corpo da filha. E a queixar-se da interferência dos ingleses, incluindo os serviços secretos.
Numa das passagens, Kate McCann diz que sente uma ligação à Maddie na Praia da Luz, porque foi o último sítio onde estiveram.
Os pais de Madelein, que foi deixada com os irmãos mais novos no apartamento de onde desapareceu enquanto os pais jantavam no restaurante do Ocean Club, revelam arrependimento por terem deixado três crianças sozinhas.
Dizem que, olhando para trás, fariam tudo de modo diferente. E explicam que o ar frio com que apareceram perante as câmaras nos primeiros dias do desaparecimento se deveu a uma recomendação da polícia inglesa, que os avisou para não mostrarem fragilidade na tv porque isso poderia ser motivo de excitação para os raptores.
A reportagem da TV australiana contabiliza 8685 casos de avistamentos em 101 países.
O cientista forenseDaveBarclay, ouvido na reportagem fala sobre a duração do caso e o fascínio que ele desperta. "Estou certo de que a razão deste caso durar há tanto tempo, e continuar a atrair tanto interesse dez anos depois, é porque todas as explicações que foram adiantadas sãoimplausíveis, mas uma delas será a certa".
Clarence Mitchell, perito de relações públicas que representou os pais de Maddie durante quase 10 anos revela a sua convicção de que Madeleine ainda está viva.
Kate e Gerry prometem nunca desistir de saber o que aconteceu à filha. "Não acredito que algum pai o consiga fazer", diz Kate. "E não acredito que alguma vez cheguemos ao ponto em que possamos dizer que já fizemos tudo o que podíamos. A Maddie está aí algures e precisa de nós para a encontrarmos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt