Dominados fogos nos concelhos de Beja e de Mértola que mobilizaram mais de 100 operacionais e cinco meios aéreos
Incêndio está a consumir uma zona de povoamento e pasto na freguesia rural de Cabeça Gorda.
Os incêndios que deflagraram, esta quinta-feira à tarde, nos concelhos de Beja e de Mértola já foram dominados, revelou à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou que o fogo agrícola que ocorreu na zona de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, foi dado como dominado às 18h20, enquanto o incêndio em mato, registado no concelho de Mértola, também no distrito de Beja, foi dominado às 18:32.
Não há registo de feridos nem de habitações afetadas nos dois incêndios, adiantou.
De acordo com a informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 19h00 o incêndio que deflagrou ao início da tarde no concelho de Beja mobilizava ainda 89 operacionais, apoiados por 33 veículos. O fogo do concelho de Mértola mobilizava 72 operacionais, apoiados por 25 viaturas.
Durante a tarde, chegaram a estar mais de 100 operacionais, auxiliados por 44 viaturas e cinco meios aéreos no local.
A fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou que o alerta para o incêndio, que deflagrou numa zona de povoamento e pasto na freguesia rural de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, foi dado pelas 12h44.
De acordo com o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, Carlos Pica, pelas 17h00 o incêndio continuava "ativo, com duas frentes".
"O incêndio continua ativo, com duas frentes, iniciou em pasto por trabalhos agrícolas, por informação que temos. No entanto, considerando a intensidade de vento no local progrediu desfavoravelmente, entrou no perímetro florestal da cabeça Gorda Salvada", disse.
Ainda de acordo com o responsável, os trabalhos estão a "decorrer favoravelmente" numa das frentes ativas.
"Complementarmente a este incêndio, temos mais uma ocorrência numa zona que nos preocupa, que é na zona de Alcaria, concelho de Mértola [distrito de Beja], também já mobilizamos meios em trânsito para a Cabeça Gorda e foram desviados para Alcaria", acrescentou.
Carlos Pica indicou também que estão a ser mobilizadas dois grupos de reforço para o combate às chamas, um oriundo do Alentejo Central, para o incêndio em Cabeça Gorda, e outro do Alentejo Litoral para Alcaria.
A Proteção Civil indica ainda que o incêndio está a lavrar junto à povoação, mas não há nesta altura casas em risco.
As chamas estão a ser combatidas por 81 operacionais, auxiliados por 27 viaturas e dois meios aéreos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt