Manuel Damásio com termo de identidade e residência
Detenção no âmbito da operação Rota do Atlântico.
O antigo presidente do Benfica Manuel Damásio sai com termo de identidade e residência e proibição de contacto com os restantes arguidos do processo.
Manuel Damásio foi esta quinta-feira detido no âmbito da Operação Rota do Atlântico, e esteve nas instalações do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) para ser inquirido, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.
Segundo a mesma fonte, Manuel Damásio fez-se acompanhar de dois advogados de defesa.
O ex-presidente do Benfica Manuel Damásio foi detido na manhã desta quinta-feira pela Polícia Judiciária por suspeitas da prática dos crimes de branqueamento de capitais e tráfico de influências.
O empresário do setor imobiliário, de 75 anos, foi apanhado no âmbito da operação Rota do Atlântico, que já havia detido no dia 3 de fevereiro o ex-empresário de futebol José Veiga e Paulo Santana Lopes, seu sócio e irmão do antigo primeiro ministro.
A detenção esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (DCIAP). A investigação iniciou-se no final do ano de 2014.
De acordo com a PJ, Manuel Damásio vai ser apresentado ainda esta quinta-feira a Tribunal Central de Instrução Criminal, ao juiz Carlos Alexandre, para primeiro interrogatório judicial.
Manuel Damásio é suspeito de ter auxiliado José Veiga num gigantesco esquema de branqueamento de capitais, servindo de ‘testas de ferro’ para figuras do regime da República do Congo – onde Veiga estava emigrado desde 2009 e onde tinha negócios milionários.
Venda do Hotel Intercontinental
Em causa, tal como o CM avançou a 4 de fevereiro, estará a venda por Damásio do Hotel Intercontinental do Estoril. A PJ realizou buscas nessa unidade hoteleira, precisamente na suíte onde vive Manuel Damásio.
Em causa estão ainda comissões recebidas por José Veiga com origem em negócios do petróleo do Congo, onde o ex-diretor geral do Benfica representava uma multinacional brasileira da área da construção. É ainda investigada a tentativa de aquisição do Banco Internacional de Cabo Verde, ao Novo Banco, como testas de ferro. O objetivo seria o de controlarem um banco para procederem ao branqueamento de milhões de euros não declarados – com origem na compra e revenda de petróleo e em esquemas de corrupção nas obras públicas do Congo.
José Veiga está em prisão preventiva na cadeia anexa à PJ de Lisboa. O seu sócio Paulo Santana Lopes encontra-se em prisão domiciliária até prestar uma caução de um milhão de euros, momento a partir do qual ficará em liberdade plena.
Manuel Damásio, de 75 anos, foi presidente do Benfica entre 1994 e 1997, sucedendo a Jorge de Brito e sendo sucedido por João Vale e Azevedo. Foi campeão nacional um ano (1993/94) e venceu uma taça de Portugal (1995/96). É casado com Margarida Prieto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt