Matou um jovem em Albufeira e era procurado na Europa. Foi detido em Espanha depois de um assalto a uma ourivesaria

Homem será extraditado para Portugal.

19 de setembro de 2025 às 10:19
PJ Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

Um homem foi detido em Alicante, Espanha, por crimes violentos praticados em Portugal, informou a Polícia Judiciária em comunicado esta sexta-feira. O detido tinha um mandado de detenção europeu por ter morto um jovem britânico em Albufeira, em 2022, e será o responsável pelo assalto a uma ourivesaria à mão armada em Esposende, no início deste ano.

Dois homens assaltaram uma ourivesaria à mão armada, na tarde de dia 21 de janeiro deste ano, em Esposende, e fugiu num carro a alta velocidade, segundo . Na sequência do assalto, a PJ iniciou uma investigação e conseguiu identificar um dos suspeitos - um cidadão estrangeiro com eventual paradeiro em Espanha.

Pub

Sobre o suspeito pendia um mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal de Portimão, identificou ainda a autoridade. O homem tinha sido condenado a 16 anos de prisão por ter morto um jovem britânico na madrugada de 25 de abril de 2022, numa unidade hoteleira em Albufeira.

O , que o jovem foi morto à facada, com múltiplos golpes no corpo, num complexo de apartamentos turísticos. Os dois homens teriam estado juntos numa noite de diversão antes do crime.

O homem de 34 anos foi ainda associado a outros crimes de roubo de viatura, falsificação de documentos e a um outro assalto a uma ourivesaria, também na cidade de Esposende, em abril deste ano.

Pub

Após o assalto e de acordo com as informações apuradas pela PJ, o Departamento de Investigação Criminal de Braga iniciou diligências de investigação em conjunto com entidades diplomáticas, a Guardia Civil espanhola e a National Crime Agency do Reino Unido. A colaboração com Espanha e Reino Unido permitiu localizar o paradeiro do indivíduo em Alicante. 

A atuação criminal do suspeito tem sido alvo de grande repercussão nos meios de comunicação social do Reino Unido, segundo o comunicado da PJ.

O homem será extraditado para Portugal.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar