Minas da Guerra Colonial foram esquecidas em Alcochete

Ministério da Defesa garante que não há risco de segurança.

20 de novembro de 2018 às 08:44
Gomes Cravinho, ministro da Defesa Foto: Lusa
João Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional Foto: Lusa
João Gomes Cravinho tomou posse como ministro da Defesa Foto: Mariline Alves

1/3

Partilhar

O Ministério da Defesa descobriu, na semana passada, mais de 25 mil minas antipessoais desmilitarizadas do tempo da Guerra Colonial, que decorreu entre 1961 e 1974, nas instalações da IdD, empresa da Defesa, no concelho de Alcochete.

O material estará esquecido desde 2004, data limite para a sua desmilitarização. O ministério de João Gomes Cravinho garante que, "segundo a Empordef [empresa da Defesa] e a IdD, entidades que procederam à verificação do acondicionamento [das minas], não existe um risco para a segurança".

Pub

O material foi descoberto pelo presidente da comissão liquidatária da Empordef, João Pedro Martins, a partir de uma avaliação de inventário da Empordef, cuja liquidação decorre desde julho de 2015 e deveria ter ficado concluído até julho de 2018.

Na última quinta-feira, o ministro da Defesa foi informado da existência desse material e que este estava "acondicionado em blocos de cimento encerrados no interior de cunhetes metálicos".

Pub

Por ser o órgão de polícia criminal competente na zona, a GNR foi chamada a intervir, avaliou o material detetado e participou o caso ao Ministério Público.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar