Tripulantes começam a ser retirados de navio em chamas na Foz no Porto

12 dos 19 tripulantes do navio-tanque Greta K, que se incendiou esta terça-feira ao largo do Porto, já foram retirados.

21 de março de 2023 às 16:13
Partilhar

Um incêndio deflagrou, na tarde desta terça-feira, num navio ao largo das praias da Foz do Douro, no Porto. O fogo está controlado e não há feridos a registar.

A tripulação a bordo do navio vai começar a ser retirada, disse ao CM fonte oficial da Autoridade Marítima. Um rebocador está a afastar o navio de terra.

Pub

Doze dos 19 tripulantes do navio-tanque Greta K, que se incendiou esta terça-feira ao largo do Porto, já foram retirados.

O investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto Bordalo e Sá adiantou à Lusa que o incêndio desta terça-feira no navio ao largo do Porto, que disse transportar combustível refinado, deflagrou na casa das máquinas.

Pub

"O incêndio deflagrou na parte de trás do barco, ou seja, na ré, onde está a casa das máquinas. Tudo indica que efetivamente o incêndio deflagrou na casa das máquinas, sem atingir os tanques de combustível".

No combate às chamas estão três rebocadores do Porto de Leixões. A operação é vigiada pela lancha salva-vidas Duque da Ribeira, do Instituto de Socorros a Náufragos, à qual se juntou o Cego do Maio, da estação salva-vidas da Póvoa de Varzim.

O alerta chegou às autoridades pelas 15h24. A embarcação que saiu de Sines na segunda-feira, transportava combustível e dirigia-se para o Porto de Leixões, onde chegaria esta terça-feira.

Pub

A embarcação será rebocada para o Porto de Leixões quando o fogo for extinto e houver segurança.

A Autoridade Marítima está a colocar de prevenção vários meios de controlo e combate à poluição. Trata-se de uma precaução, uma vez que não há foco de poluição neste momento. 

O Instituto Hidrográfico, da Marinha, está a fazer o cálculo da deriva do mar para ser decidida a melhor direção para onde rebocar o navio com menor risco.

Pub

Em atualização

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar