"Ninguém está acima da Lei e Constituição", diz Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República visita sede da Polícia Judiciária e elogia o trabalho.
Marcelo Rebelo de Sousa disse esta segunda-feiraque os portugueses exigem que se seja "implacável no combate à criminalidade".
"Ninguém está acima da Constituição e da Lei. Rigorosamente ninguém. Mais poderosos, menos poderosos, poder político, económico, social, todos estão submetidos num Estado de Direito democrático à Constituição e às leis", afirmou o Presidente da República durante uma visita ao edifício sede da Polícia Judiciária.
Explicou que se pede às polícias que sejam mais viradas para a "prevenção e proatividade", numa altura em que os crimes estão "interligados" e "não são compartimentos estanques". "Todos os portugueses querem uma PJ forte, eficaz e competente e prestigiada", afirmou.
Razão pela qual diz ser com "alegria" que verifica "da parte do Governo a noção de que são precisos mais meios".
Marcelo muda de ideias e defende atual modelo da PJ
Em causa a tutela e a relação com outras polícias. Marcelo Rebelo de Sousa afirma que a solução que existe "é aquela que conjuga a experiência com os desafios da mudança", que "permite a coordenação sem a dissolução da identidade" e que "valoriza o espírito próprio".
PORMENORES
Reforço de 220
"Há boas notícias. 120 novos efetivos e concurso para mais 100. PJ tem imagem de competência, eficiência, sofisticação de meios. Soube atualizar-se", disse o Presidente.
Agradeceu "paixão"
Marcelo foi à PJ agradecer o "amor à camisola, paixão, o colocar o dever à frente da vida familiar. A dedicação à missão ingrata", afirmou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt