"Nós estamos em guerra e temos de vencer esta guerra": Luís Montenegro sobre os incêndios que assolam o País

Primeiro-ministro disse ainda que “as populações têm sido heroicas”.

18 de agosto de 2025 às 13:26
Partilhar

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou esta segunda-feira que “as populações têm sido heróicas” em relação ao combate aos incêndios, ainda assim pediu que não sejam corridos riscos desnecessários e que os portugueses confiem nas autoridades.  

"Nós temos mesmo de confiar nos nossos bombeiros, nas autoridades, nos nossos autarcas", disse Montenegro.

Pub

O primeiro-ministro disse ainda que é necessário respeitar os que tratam da segurança.

Luís Montenegro lembrou que "mais de 90% das ocorrências têm sucesso no chamado ataque inicial" e que "é necessário que todos continuem a ter noção de que há uma cadeia de comando".

"Não estou a dizer que é tudo perfeito, mas em momentos de crise, de tragédia, há sempre alguma irritação", asseverou. "O nosso dispositivo está a 100% no terreno, não obstante estes 24 dias seguidos de severidade meteorológica como não há registo no nosso país", disse.

Pub

O primeiro-ministro garantiu que o Governo está a preparar todo um processo para que possa ser reposta a normalidade na vida de todos os que foram afetados.

"Este é um combate do País, nós estamos em guerra e temos de vencer esta guerra", disse Luís Montenegro.

PM remete avaliação para mais tarde 

Pub

O primeiro-ministro remeteu a avaliação sobre o 'timing' de acionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para mais tarde, mas manifestou-se disponível para ser escrutinado e para responder perante o país e o parlamento.

Montenegro salientou que o mecanismo tem "regras de funcionamento" e o Governo seguiu, do ponto de vista operacional, "as indicações que foram dadas de conciliação entre o dispositivo de meios aéreos" nacional e a necessidade de o poder reforçar.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar