Oito feridos em ataque à faca em centro de tratamento de toxicodependência em Santarém
Agressor foi detido e para o local foram acionados elementos da GNR.
Oito pessoas ficaram feridas depois de terem sido esfaqueadas na Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência, em Almoster, Santarém. Ao que o CM conseguiu apurar junto de um elemento da corporação dos bombeiros de Almoster, o agressor, utente da instituição, foi detido.
Segundo o que o CM apurou junto da Diretora Técnica da Associação PicaPau, Sara Fernandes, o suspeito, de 25 anos, era considerado "uma pessoa calma, afável, tranquila e que nunca foi agressiva". Ainda assim, a diretora destaca que nos últimos dia, o homem "vinha a ter alguns comportamentos desajustados, mas nada de grave".
Após ter sido chamado pelo terapeuta, esta segunda-feira depois do almoço, o paciente "percebeu que podia ter alguma medida terapêutica mais gravosa" devido aos comportamentos. "Sem que nada pudesse prever, foi à cozinha buscar uma faca e começou a esfaquear pessoas", afirmou.
Alegadamente, terá atingido pacientes que o tinham confrontado, mas a diretora, acredita que também tinha como alvo alguns funcionários.
"Destruiu por completo a secretária e outros espaços", explicou Sara Fernandes. O paciente" desorientado" só parou quando a GNR chegou ao local.
Dos oito feridos, dois foram considerados feridos graves, tendo um sido transportado para o Hospital de Santarém e um segundo transportado de helicóptero para o Hospital de Vila Franca de Xira.
Outras quatro pessoas, vítimas de ferimentos com arma branca, foram considerados feridos ligeiros, dois dos quais tratados no local e outros dois assistidos no Hospital de Santarém.
Outra vítima sofreu ferimentos ligeiros "por ter sido agredida e pontapeada pelo agressor" e uma outra pessoa "foi vítima de doença súbita", tendo sido também transportada para o Hospital de Santarém.
Contactada pela Lusa, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria confirmou que o Hospital de Santarém recebeu quatro feridos, dois dos quais ligeiros.
"Os outros dois permanecem em observação, por necessitarem de vigilância clínica acrescida", esclareceu a ULS.
O alerta foi dadopelas 14h35 e mobilizou 12 veículos, 32 operacionais, o helicóptero do INEM (HeliSul) e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira. A GNR também foi acionada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt