Oposição ataca Câmara de Braga com baixo investimento

Autarquia aprovou o Relatório de Gestão e Contas de 2018 com votos contra da oposição PS e CDU.

09 de abril de 2019 às 08:52
Ricardo Rio Foto: Simão Filho
Ricardo Rio Foto: Direitos Reservados
Braga, Ricardo Rio Foto: Sérgio Freitas

1/3

Partilhar

A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira o Relatório de Gestão e Contas de 2018, com os votos contra da oposição PS e CDU, que criticou, sobretudo, o investimento "manifestamente baixo" situado em 18,3 milhões de euros.

Já o presidente da câmara, Ricardo Rio, eleito pela coligação PSD/CDS/PPM, aludiu a um ano "a todos os títulos de grandes realizações" e salientou que o investimento duplicou em relação ao "ano eleitoral" de 2017.

Pub

"Os números mostram uma câmara a trabalhar em contraciclo eleitoral, já que o normal é haver uma míngua de investimento durante todo o mandato e um investimento voraz em ano de eleições e em Braga foi ao contrário", referiu o autarca, destacando os investimentos na requalificação do antigo Parque de Exposições de Braga, atual Altice Forum, e no parque desportivo da Rodovia, que classificou como "transformadores da realidade da cidade".

Os vereadores da oposição desvalorizaram a duplicação do investimento, sublinhando que aconteceu precisamente por 2017 ser um ano com valores "muito baixos".

Pub

"Um concelho como Braga precisa de ter sempre um investimento anual na ordem dos 25 a 30 milhões de euros", disse o vereador do PS, Artur Feio. Já o vereador da CDU, Carlos Almeida, referiu que o Altice Forum e a Rodovia foram as duas únicas "obras físicas" de 2018 e acrescentou que, no restante, se tratou de um ano de "atrasos e adiamento de projetos".

Criticou a execução inferior a 50 por cento das receitas de capital, o aumento do endividamento a curto prazo em mais de 20 milhões de euros e a tendência de subida da carga fiscal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar