‘Ouriços metálicos’ e barreiras de betão protegem marchas
PSP mobiliza mais de mil agentes para garantir segurança e evitar atentados na noite de Santo António.
Mais de mil polícias vão estar mobilizados para os festejos da noite de Santo António, já amanhã, em Lisboa. As medidas de segurança vão ser reforçadas com meios poucas vezes vistos, mas que serão instalados de forma a prevenir atentados terroristas semelhantes aos ocorridos noutras cidades europeias nos últimos meses.
Segundo o CM apurou, em toda a envolvente da Avenida da Liberdade (desde o Marquês de Pombal até ao Rossio) serão instaladas barreiras de betão e ‘ouriços metálicos’ (barras com espigões) de forma a impedir o acesso de automóveis e veículos pesados aos locais de concentração e desfile das marchas populares e onde se espera maior concentração de pessoas, uma medida usada pela GNR durante a visita do Papa a Fátima e já testada em Lisboa na Bênção das Fitas na Cidade Universitária.
A Unidade Especial de Polícia está também mobilizada e vai usar cães treinados para detetar explosivos, enquanto elementos das Equipas de Intervenção Rápida estarão nas imediações de Alfama, Bairro Alto, Bica e Alcântara, para responder a qualquer eventualidade nos arraiais mais concorridos.
À civil, mas no meio da festa, estarão dezenas de elementos da Investigação Criminal. A Polícia Municipal e da Divisão de Trânsito também têm dezenas de elementos mobilizados.
Noite de Santo António vai ter reforço nos transportes
A CP também reforça as linhas de Sintra, Cascais e Azambuja com 14 comboios especiais e a Transtejo vai disponibilizar duas carreiras extra nas ligações do Barreiro e de Cacilhas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt