Perímetro do fogo dominado em Oleiros. Mais de 860 bombeiros mantêm-se no local
Incêndio tem ainda partes ativas mas a proteção civil considera dominado.
O incêndio que lavra desde sábado no concelho de Oleiros, em Castelo Branco, está dominado, embora tenha ainda algumas partes ativas, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Segundo disse à Lusa fonte da ANEPC, "o incêndio está dominado naquilo que é o seu perímetro", mas "não quer dizer que não tenha ainda partes ativas".
A mesma fonte remeteu mais esclarecimentos para a conferência de imprensa agendada para as 09:00, em Oleiros, no posto de comando.
Pelas 08:40, segundo os dados da página da ANEPC, estavam no local a combater o fogo 868 operacionais, apoiados por 274 veículos e dois meios aéreos.
No domingo, ao início da noite, três aldeias do concelho de Oleiros estiveram em "risco efetivo" por causa deste fogo que se estendeu aos concelhos de Proença-a-Nova e Sertã.
Em conferência de imprensa, o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa adiantou que as chamas consumiram cerca de seis mil hectares de terreno.
Em fase de consolidação o comandante diz que ainda "há muito trabalho pela frente porque esta área é complexa" e que o efetivo vai continuar no terreno porque há possibilidade de reativação nas próximas horas.
Exército enviou duas máquinas de rasto para OleirosO Exército enviou para Oleiros duas máquinas de rasto para a abertura de caminhos que facilitem o acesso dos operacionais que combatem o incêndio. Com uma tripulação de quatro militares cada, estão empenhados 8 militares do Exército.
O apoio surgiu após um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ao Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt