PJ apreende 25 quilos de cocaína no Porto de Leixões

Droga transportada no exterior de um contentor proveniente do Uruguai renderia quase 500 mil euros.

17 de setembro de 2025 às 16:28
Apreensão foi concretizada no Porto de Leixões, em Matosinhos Foto: António Rilo / Correio da Manhã
Partilhar

Uma ação preventiva da PJ do Norte, em colaboração com a Autoridade Tributária e Aduaneira, resultou na apreensão de 25 quilos de cocaína, escondida num contentor proveniente do Uruguai, na quinta-feira da semana passada, no Porto de Leixões, em Matosinhos. Esta quantidade de droga, com elevado grau de pureza, renderia perto de 500 mil euros.

A cocaína estava acondicionada num contentor refrigerado, mais precisamente na zona que contém motores propulsores de frio, acessível a partir do exterior. Havia sinais de intrusão naquela parte do contentor, onde estavam várias embalagens de cocaína. De acordo com a Polícia Judiciária, "a forma como o produto estupefaciente foi transportado pressupõe o uso do designado 'rip-off', método que depende da intervenção de operacionais para retirar a droga do contentor, antes deste chegar ao destinatário final". Não haverá, pelo menos por enquanto, qualquer suspeita de envolvimento das empresas exportadora ou importadora no tráfico de droga. A investigação prossegue. 

Pub

A operação teve por base mecanismos de cooperação internacional com outras autoridades congéneres, através dos quais a PJ recebe habitualmente informações sobre contentores propícios de 'contaminação'. "A PJ, através da Diretoria do Norte, tem vindo a intensificar as ações de prevenção e investigação naquele porto marítimo [Leixões], considerando que este é uma das principais portas de entrada de mercadorias ilícitas da zona norte do país", acrescenta a Polícia Judiciária em comunicado.


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar