Português identificado como um dos principais administradores do maior fórum de hackers do mundo

Polícia Judiciária participou numa grande operação internacional ligado a vários crimes informáticos.

12 de abril de 2022 às 16:31
PJ, Polícia Judiciária xx Foto: Alexandre Azevedo
Partilhar

A Europol, a agência policial europeia, anunciou hoje o encerramento de uma das maiores plataformas de 'hackers' do mundo, que vendia acesso a banco de dados de várias empresas norte-americanas que tinham sido alvo de ciberataques.

A sua "infraestrutura" foi apreendida e o seu administrador e os seus dois cúmplices foram detidos, adianta a Europol, em comunicado. Entre os admnistradores encontra-se um suspeito português de 21 anos que foi detido a 31 de janeiro e terá criado a plataforma em 2015, quando teria 14 anos.

Pub

O 'RaidForums' tinha mais de meio milhão de utilizadores, de acordo com a Europol, e era um dos maiores fóruns de 'hackers' do mundo.

"Esta plataforma fez o seu nome vendendo acesso a bancos de dados vazados muito mediatizados de várias empresas norte-americanas em diferentes setores", acrescentaram as autoridades policiais europeias.

Pub

"Os bancos de dados têm informações sobre milhões de cartões de crédito, números de contas bancária", bem como nomes de utilizadores e palavras-chave associados necessários para aceder a contas 'online', referiu a Europol.

A operação batizada de "Torniquete" foi coordenada pela Europol que apoiou investigações nos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Portugal e Roménia.

A operação foi o "culminar de um ano de planificação meticuloso entre as autoridades policiais envolvidas na preparação da ação", rematou a Europol.

Pub

O cidadão português, "um colecionador de informação" como lhe chamou Carlos Cabreiro, foi detido em Londres, mas segundo Carlos Cabreiro isso não significa que vivesse no Reino Unido, mas sim que estava no Reino Unido, sendo que tem também residência em Portugal.

A extradição do jovem, disse o responsável, está a ser pedida pelos Estados Unidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar