PSP deteta a cada dia 70 passageiros internacionais suspeitos no Aeroporto de Lisboa

Controlados em 2025 mais de 11 mil passageiros. Foram detidos 263.

14 de janeiro de 2026 às 06:30
PSP no Aeroporto de Lisboa
Partilhar

A PSP intercetou no Aeroporto de Lisboa, no ano passado, 70 passageiros por dia, num total de 25 736, na primeira linha do controlo de fronteiras para passageiros que viajaram de fora do espaço Schengen. Cada uma dessas interceções, que ocorrem quando são detetadas situações suspeitas (como falsificação de documentos ou mandados de captura), leva ao encerramento da box por 5 a 10 minutos, que é o tempo para o polícia entregar o suspeito ao colega da segunda linha, o que também ajuda a explicar as filas que ocorrem no aeroporto, explica ao CM fonte policial.

No total, em 2025, a PSP controlo 11 377 097 passageiros no aeroporto da capital, uma média de 31 170 a cada dia, vindos de países fora das fronteiras dos países aderentes ao espaço Schengen.

Pub

PSP deteta a cada dia 70 passageiros internacionais suspeitos no Aeroporto de Lisboa

Segundo dados a que o CM teve acesso, foram aplicadas 9490 medidas cautelares (26 por dia); foi recusada a entrada a 1867 passageiros (5/dia); detetados 464 casos de fraude com documentos; detidos 263 suspeitos (22 por mês); e interditada a entrada a 55 pessoas.

A Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP continua a dar formação aos polícias, incluindo através da participação em ações internacionais.

Pub

"O crescimento e desenvolvimento tecnológico do setor da aviação civil irão continuar a merecer por parte da PSP o acompanhamento que contribua decisivamente para a salvaguarda e funcionamento em segurança de todo o setor e infraestruturas associadas", refere fonte oficial.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar