PSP deteve 63 estrangeiros ilegais só no Grande Porto
Balanço de 2025 para essa área metropolitana revela que foram fiscalizados 5394 estrangeiros.
As equipas especializadas da PSP detiveram, no ano passado, 63 estrangeiros ilegais apenas na Área Metropolitana do Porto, revela um balanço a que o CM teve acesso. De acordo com a mesma fonte, o Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço (NECF) do Porto aumentou as suas ações de inspeção e fiscalização.
Além das 63 detenções (53 por permanência irregular em território nacional e 10 que acumularam outros crimes como falsificação de documentos, posse de arma proibida e crimes contra a propriedade), a NECF - que é coordenada pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP - registou ainda 167 contraordenações ao abrigo da Lei dos Estrangeiros. Em todo o ano passado, realizou 517 operações policiais na Área Metropolitana do Porto, durante as quais foram fiscalizados 5 394 estrangeiros.
Foram ainda notificados 106 estrangeiros para abandono voluntário do território nacional; localizados 233 com diligências pendentes no Sistema de Informação Schengen (SIS).
"No mesmo período, foram identificados 56 alojamentos ilegais, ocupados por cerca de 900 cidadãos estrangeiros, apresentando diversas irregularidades, como sobrelotação, ausência de condições mínimas de higiene e segurança, presença de pragas e inexistência de contratos de arrendamento", descreve a mesma fonte da PSP.
A PSP assegura que, através destas operações dos NECF, reforça a "prevenção e repressão de atividades ilícitas ligadas à imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos, bem como na deteção de situações de vulnerabilidade social, frequentemente associadas a condições habitacionais precárias e dificuldade de acesso a um mercado de trabalho regulado, contribuindo para a prevenção da criminalidade associada a estas matérias".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt