PSP previa dois milhões de 'coletes amarelos' nas ruas

Foram mobilizados 19 mil agentes para vigiar o protesto.

24 de dezembro de 2018 às 08:43
Protesto no Marquês de Pombal, em Lisboa, onde foi visível a diferença numérica entre polícia e manifestantes Foto: Lusa
'Coletes amarelos' em Lisboa Foto: Tiago Petinga/Lusa
'Coletes amarelos' no Marquês de Pombal em Lisboa Foto: Vítor Mota
'Coletes amarelos' no Marquês de Pombal em Lisboa Foto: Vítor Mota
'Coletes amarelos' protestam em Lisboa Foto: Tiago Petinga/Lusa
Confrontos entre polícia e 'coletes amarelos' no Marquês de Pombal em Lisboa Foto: CMTV
'Coletes amarelos' no Marquês de Pombal em Lisboa Foto: Vítor Mota

1/7

Partilhar

A direção da PSP empenhou todo o efetivo disponível (cerca de 19 mil elementos, incluindo agentes com funções não policiais) na segurança à manifestação dos ‘Coletes Amarelos’ de sexta-feira, já que apurou que a mesma teria uma adesão próxima dos dois milhões de pessoas.

O policiamento foi preparado desde o início de dezembro. Ao que o CM apurou, os Serviços de Informações e Segurança (SIS) monitorizaram, à semelhança dos próprios serviços da PSP, as redes sociais onde grande parte do protesto foi planeado. E foi com base nessa análise que se efetuou a estimativa de presenças.

Pub

Perante a incerteza da adesão, a PSP quis jogar pelo seguro. Além de ter proibido folgas na sexta-feira, a direção da Polícia interrompeu as férias de operacionais e desviou outros dos gabinetes para a rua.

A adesão, no entanto, ficou muito abaixo do previsto. Sabe o CM que na rua se constatou um rácio de 5 polícias por manifestante. Paulo Rodrigues, presidente do maior sindicato da PSP, mostrou desagrado com o planeamento operacional desta manifestação. "Vamos pedir explicações a todas as entidades envolvidas", concluiu.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar