Braga: retiram polícias do turno da noite
Medida foi criticada internamente na PSP.
A onda de furtos a lojas no centro da cidade de Braga, que dura há vários meses, veio pôr a nu uma opção do Comando de Braga da PSP, desde logo questionada e criticada, internamente, pelos agentes da esquadra: há quase um ano que os polícias da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) deixaram de trabalhar durante a noite. Mas é precisamente nessa altura, entre as 02h00 e 06h00, que têm acontecido os ataques aos estabelecimentos comerciais.
As ruas estão assim entregues apenas às patrulhas da PSP, que têm de acorrer a todas as ocorrências durante a madrugada, desde acidentes rodoviários a queixas por barulho noturno. No caso da onda de furtos, trata-se de uma situação da competência da EIC, mas cuja investigação está dificultada já que os agentes não trabalham de noite. O turno termina cerca da 01h00 e só regressam de manhã.
Por isso, durante a madrugada não há investigadores [cuja intervenção passa muitas vezes por ação à civil] nas ruas, o que torna mais difícil capturar os ladrões que têm tirado o sono aos comerciantes. Há já um grupo de lojistas que contratou um vigilante para patrulhar o centro comercial Santa Bárbara.
O CM tem tentado, nos últimos quatro dias, obter uma reação por parte do Comando Nacional da PSP, sem sucesso.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt