Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Vaga de assaltos causa indignação

Cafés e mercearias na zona do Fujacal são os alvos preferidos.
Fátima Vilaça e Secundino Cunha 14 de Maio de 2015 às 07:55
O café de Estér Gonçalves foi assaltado cinco vezes nas últimas sete semanas
O café de Estér Gonçalves foi assaltado cinco vezes nas últimas sete semanas FOTO: CMTV

Estou neste café há 22 anos e nunca tinha vivido uma situação destas. Nas últimas sete semanas, fui assaltada cinco vezes. Se isto continua assim, tenho de fechar as portas". A revolta é de Ester Gonçalves, mas partilhada por outros comerciantes e também moradores da zona do Fujacal, em Braga, que elaboraram um abaixo-assinado a ser entregue à Câmara e no qual exigem maior policiamento.

"O que levam até é insignificante, mas os prejuízos com os consertos são muito elevados", queixou-se Ester Gonçalves, dona do café La Luna, na praça dos Arsenalistas, no Fujacal. "Gastei mais de 150 euros de cada vez a reparar os estragos. Estamos cansados desta situação e exigimos que a Câmara Municipal e a Polícia façam qualquer coisa", acrescentou, indignada, a comerciante.

Uns metros ao lado, Manuel Torre, do Café do Fujacal, conta que no último mês sofreu três assaltos. "Arrombam as portas e levam bebidas e chocolates", referiu, desanimado.

Mas os ladrões não atacam apenas cafés. Também a mercearia de José Dias tem sido um dos alvos. "Desde abril, acontece quase diariamente. Chego aqui de manhã e vejo que tenho a porta forçada", relatou.

Os comerciantes exigem mais policiamento, especialmente durante o período noturno.

Ester Gonçalves Braga La Luna praça dos Arsenalistas Câmara Municipal Polícia Manuel Torre Café do Fujacal
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)