Revolução na frente de mar cria edifício para pescadores
Antiga lota desativada está a ser reconstruída pela autarquia.
Uma verdadeira revolução na zona costeira. É assim que se podem classificar as várias intervenções que estão a ser desenvolvidas junto à praia da vila do Burgau, no concelho de Vila do Bispo.
As obras, que estão a ser desenvolvidas pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e estão a decorrer a bom ritmo, envolvem a reconstrução da antiga lota de Burgau, que estava sem utilização. O espaço está agora a ser transformado num edifício de dois pisos para criação de novos abrigos para os pescadores locais. "O espaço está a ser recuperado para que os pescadores tenham um local digno onde possam colocar os seus apetrechos", começou por explicar ao CM Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, que defende que cada pescador de Burgau tenha "um espaço com condições para exercer a sua atividade". As intervenções, que tiveram financiamento comunitário e estão a ser acompanhadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, inserem-se num plano camarário para renovação de toda a frente de mar da vila costeira de Burgau. Para aquele local junto à praia, a autarquia quer cria um espaço de lazer para a população e turistas e tentar aumentar os espaços verdes. "Já lançámos um concurso público para a relocalização de um restaurante, no sentido de criar uma praça naquele local, recuperar a zona de estacionamento e criar mais espaços verdes", revelou ao CM Adelino Soares, assumindo que garante que a intervenção "já teve a autorização da Agência Portuguesa do Ambiente".
Apesar de ninguém querer falar muito sobre o assunto, o CM sabe que a população está dividida em relação a estas intervenções. Alguns moradores entendem que "a imagem da vila típica está a ser desvirtuada". Outros acham que a "renovação é positiva para todos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt