Salvos por helicóptero após encalhe na costa
Embarcação de pesca com seis homens a bordo colidiu com rochas.
Chocou contra as rochas depois de ser arrastado pela ondulação forte, nas proximidades do porto da Arrifana, em Aljezur. No barco de pesca seguiam seis tripulantes que conseguiram pedir socorro e foram resgatados com sucesso, ontem de manhã, por um helicóptero da Força Aérea.
O alerta chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa por volta das 06h00. O barco ainda foi visto a navegar na zona uma hora antes. "Ainda vi a luz do barco junto à costa por volta das 05h00 mas depois deixei de o ver", relatou ao CM Raul José, pescador da Arrifana que mora na zona."Os tripulantes foram aconselhados a vestir os coletes salva-vidas e a ter a balsa pronta até serem resgatados", explicou ao CM Pedro Carvalho Pinto, comandante da Capitania do Porto de Lagos, que coordenou a operação de resgate.
As condições do mar e a localização obrigaram a que o salvamento fosse feito por via aérea através do helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea, que transportou os náufragos para a base do Montijo.
A embarcação ‘Avô Melro’ está registada em Peniche e os tripulantes, ao que o CM apurou, são da zona da Lourinhã. O barco de pesca estava em atividade na zona de Sagres e as razões que levaram a embarcação a ser arrastada para aquele local estão a ser investigadas pela Polícia Marítima.O armador do barco terá de elaborar um plano para retirar do local a embarcação de pesca, que está em risco de se afundar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt