Sardinha acaba esta madrugada no Algarve
Fica esgotada a quota atribuída para este ano na região.
A partir das 24 horas deste sábado é proibida a captura da sardinha em todo o Algarve. A frota do Barlavento já tinha sido forçada a parar a pesca no final de agosto (dia 28), agora chegou a vez de as traineiras do Sotavento serem obrigadas a fazer o mesmo, pois está esgotada a quota estabelecida para este ano.
A organização de produtores OlhãoPesca, a que pertencem os barcos do Sotavento, foi esta quinta-feira informada pela Direção-Geral de Recursos Naturais da entrada em vigor da interdição da pesca da sardinha .
Este ano, os barcos da OlhãoPesca tiveram disponível uma quota de 629 toneladas de sardinha, enquanto os do Barlavento, pertencentes à organização de produtores Barlapescas, puderam capturar 728 toneladas. Em comparação com o ano passado, as traineiras da região pescaram em 2015 menos cerca de mil toneladas de sardinha, devido à redução da quota.
Segundo dados da Docapesca, na semana de 31 de agosto a 4 deste mês, a sardinha atingiu o preço médio de 4,14 euros por quilo na lota de Olhão e de 6,43 euros em Quarteira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt