Sistema de Segurança Interna quer formar 40 conselheiros de retorno até fim de março
Formação visa formar conselheiros que recebam migrantes nas fronteiras portuguesas à procura de melhores condições de vida.
Já terminou o primeiro curso de conselheiros de retorno e reintegração de migrantes, com a formação de 20 elementos das Forças de Segurança portuguesas (13 elementos da PSP, 5 militares da GNR, e 2 elementos da AIMA), que já começaram a trabalhar no âmbito das novas funções.
A formação, decorrida entre 10 e 14 de fevereiro, foi dada por 9 formadores da Frontex, a agência europeia de controlo de fronteiras.
A ideia é formar conselheiros que recebam migrantes nas fronteiras portuguesas, com novas competências, e consigam assim contribuir para um reagrupamento familiar de quem procura Portugal para melhores condições de vida.
O Sistema de Segurança Interna, organismo que funciona na dependência do Primeiro-Ministro, e tutela as forças de segurança portuguesas, vai organizar, no início do próximo mês, um segundo curso. O objetivo é formar um total de 40 conselheiros de retorno.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt